segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dias de Habacuque

Dias desses lendo o livro do profeta Habacuque, redescobri um sentido no texto que já havia esquecido. Refletir nesse pequeno livro de apenas 3 capítulos em dias como os de hoje é absolutamente necessário e renovador.

No primeiro capítulo do livro, Habacuque faz um questionamento por não entender o motivo de prosperar tanta violência e do triunfo do mal sobre o bem.

No segundo capítulo ouvimos a voz de Deus responder Habacuque: "Ainda não chegou o tempo certo para que a visão se cumpra; porém ela se cumprirá sem falta. (...) a visão virá no momento exato. (...) Os maus não terão segurança, mas as pessoas corretas viverão por serem fiéis a Deus."

E no terceiro e último capítulo do livro, nos versículos finais, Habacuque mostra atitude de quem ouviu, compreendeu e assimilou o ensinamento de Deus: "mesmo assim eu darei graças ao SENHOR e louvarei a Deus, o meu Salvador."

Em temos de muita violência e da barbárie ilimitada, precisamos exercitar a fé do profeta. Deus é Deus acima de qualquer circunstância, seja ela favorável ou não. Isso nunca diminuirá nem tampouco negará a soberania de Deus.

A vida é para ser vivida num contexto muito maior que o tempo presente. Só poderá ser plenamente vivida, de fato, não apenas na observância de um fragmento de tempo, mas na totalidade do tempo, o tempo certo de Deus. E, assim, nossa confiança é plenamente depositada em Jesus, aquele que veio para tenhamos vida em abundância. Não há esperança maior que essa e ela não virá senão no tempo certo.

Que assim seja, nossa fé Nele, nosso louvor para Ele e nosso tempo totalmente Dele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário