segunda-feira, 28 de março de 2011

Crianças Humildes e Mutantes

"e disse: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu." Mateus 18:3

O cristão parece por definição alguém que não vive a própria vontade, a própria emoção, nem mesmo a própria vida. Ser cristão é ter a vida de Cristo, e isso implica em apropriar-se da vontade, emoções, da vida de Cristo, num processo doloroso mas não sem alegria, de mudar paradigmas até lapidar uma nova criatura, com qualidades espirituais produzidas a partir daí.

Jesus em sua divina sabedoria, mostra aos discípulos, em Mateus 18:1-4, uma lição de valores espirituais que ele valoriza, utilizando uma criança como ilustração. Logo uma criança, tida e tratada como a menor na escala de importância num processo de valorização.

Ao ser interrogado sobre quem era mais importante no Reino dos Céus, Jesus procurou inculcar nos discípulos algumas virtudes superiores que era necessário apresentá-las ainda na Terra, e que por intermédio das tais, produzir-se-iriam outras, abrindo caminho para a manifestação do Reino dos Céus aqui. Vejamos quais, na minha humilde e leiga interpretação:

- Uma vida de mudanças: uma criança representa a fase da vida, onde naturalmente estamos "em crescimento", trocando valores. É a fase onde mais facilmente podemos acomodar um novo comportamento. Jesus nos ensina qual deve ser nossa disposição - sem resistência - para substituir velhos hábitos que não tem reconhecimento de valor por Deus.

- Uma vida de humildade: Uma criança, em geral, tem a humildade necessária para receber o novo da mudança. Ela representa o ser sem resistência aos ensinamentos do Pai, um ser com fé naquele que lhe mostra o que é necessário fazer para transformar o rumo da sua história. Uma criança é capaz de aceitar a educação, em todas as suas manifestações, que transforma o seu comportamento, ao passo que um adulto representa aquele que já se considera ser consolidado, pronto e acabado, e isso o torna soberbo demais para admitir mudanças. Sem humildade não se aprende o conjunto de valores que provoca mudanças representativas da vontade Deus para as nossas vidas.

Se almejamos o céu, precisamos imperativamente ter disposição para mudança de vida, perseguirmos a substituição de velhos valores por valores novos que realmente denota importância para a vida eterna, muito além da realidade finita a que estamos inseridos .

Sejamos assim, crianças que se submetem a vontade de Deus e por isso recebem a graça do Nosso Senhor que produz mudanças relevantes. Mutantes do ponto de vista terreno mas em consonância com o ponto de vista celestial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário