quarta-feira, 16 de junho de 2010

Brasil na Copa - 1º jogo

A estreia do Brasil na Copa do Mundo de Futebol foi preocupante. Diante da fraca seleção da Coreia do Norte, a seleção nacional mostrou algumas deficiências que ligam o sinal de alerta.
O primeiro motivo de preocupação é o ataque que estava sem objetividade e desarticulado. Luís Fabiano, candidato a artilheiro do time, definitivamente não está numa boa fase. Robinho até que fez um boa partida, deu um primoroso passe para o primeiro gol do lateral Maicon, mas foi incapaz de resolver sozinho as debilidades de ataque da equipe. Sintomático: Os dois gols do time foi marcado por jogadores do sistema defensivo. O fator criatividade esteve ausente. O craque Kaká está longe da melhor forma e pelo que jogou ontem sinalizou que dificilmente vai recuperar o melhor jogo nesta Copa do Mundo.
A outra deficiência do Brasil foi a defesa que tomou gol da Coreia do Norte. Esse gol mostrou uma fragilidade incrível da defesa. Logo a defesa tão exaltada como a melhor do mundo leva um gol de um time muito fraco e pela circunstância do jogo esse revés descontruiu a esperança na teoria de que a solidez e equilíbrio do time começava na defesa.
O terceiro motivo de preocupação foi a postura do técnico Dunga que parecia congelado. O que se esperava era que o Dunga falasse, gritasse com o time durante o jogo mas não foi isso que aconteceu. Não que essa atitude fosse garantia de mudança de jogo mas é sempre melhor ver um técnico como Bernardinho do que um técnico como o Parreira no jogo contra a França na última Copa. É certo que cada um tem uma personalidade mas muitas vezes é necessário ter uma "atuação" mais presente. Além disso as substituições foram tardias e apesar da ousadia na troca do Kaká pelo Nilmar, isso pode significar que o técnico tenta inventar um novo padrão de jogo, o que é um risco.
A explicação do mau futebol não pode ser atribuído ao frio, à bola jabulani, ao nervosismo e tensão da estreia. O fraco desempenho pode significar que a seleção está num ciclo descendente depois dos triunfos na Copa América, na Copa das Confederações e nas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Os próximos compromissos do Brasil será de maior dificuldade pela qualidade dos adversários que é melhor que a da Coreia do Norte. A defesa do Brasil vai ser muito mais exigida e a perspectiva de melhora do ataque é incerta.
É claro que a torcida continua e até acredito que o Brasil vai se classificar para a próxima fase, apesar dos pesares.
Pra frente Braasilllll!

Nenhum comentário:

Postar um comentário