sexta-feira, 20 de março de 2009

SL 90:4 => E = MC2

Há 93 anos atrás, portanto em 20 de março de 1916 (segundo wikipedia), Albert Einstein publica sua teoria da relatividade. E sobre isso reproduzo trechos de um texto interessante de Ruy Miranda:
"Procure por um versículo da Bíblia no Salmo 90, uma oração de Moisés, e observe sua referência à relatividade do tempo. Trata-se do versículo 4. Parece haver paralelos entre ele, algumas citações de Albert Einstein e a teoria da relatividade. A minha impressão é de que Einstein inspirou-se nesse versículo para sustentar a hipótese de que o tempo é relativo. (Certamente, por ser judeu, Einstein lia a o livro dos Salmos)." "É possível que Einstein tenha se simpatizado com as idéias de que o tempo não é absoluto através da mensagem contida no versículo 4 do Salmo 90. 
"Os dizeres do versículo 4 são: 

“Mil anos diante de Vós são como o dia de ontem que se foi ou como uma vigília da noite.” 

Um breve esclarecimento. Ao tempo de Moisés o dia e a noite eram fenômenos distintos; não se sabia que um era a continuação do outro. Portanto, o dia era correspondente a doze horas (essa medição do tempo em horas passou a ser feita séculos depois). A noite, por sua vez, era dividida em três partes iguais – cada uma delas correspondia a uma vigília, ou seja, quatro horas. Portanto, o versículo pode ser lido assim:

“Mil anos diante de Vós são como 12 horas ou como 4 horas.”

Embora a citação do versículo faça referência a Deus, dois pontos devem ser destacados: 
* Deus é espírito e portanto, atemporal – a referência aos tempos mil anos, doze horas e quatro horas devem ter outro significado. O significado provável é: o tempo é relativo. 
* Cálculos elementares envolvendo esses tempos, após a conversão de um mil anos em espaço, conduzem a uma velocidade que, coincidentemente, é próxima à velocidade da luz; na verdade, ligeiramente acima, o que pode expressar a velocidade de um único fóton e não a de um feixe de fótons. Podemos esperar, teoricamente, que a velocidade de um fóton seja superior à de um feixe em três diferentes abordagens da Física."

Nenhum comentário:

Postar um comentário