quarta-feira, 17 de março de 2010

æ, firmeza?


"Aquele que perseverar até o fim será salvo." Mt 24:13

Per-se-ve-ran-te! Esse palavrão da língua portuguesa é algo desafiador também como aplicação prática na minha (nossa) vida. Como persistir quando as circunstâncias são desfavoráveis? Como manter a aceleração constante em meio a buracos, semáforos, malucos na contramão, lombadas, rotatórias...? Sinceramente creio que não existe uma fórmula mágica. Ter constância de propósito é como travar uma luta desigual e por muitas, muitas vezes desmotivadora. O mundo do fast-food e do micro-ondas [sic] não nos educa na pedagogia da espera prolongada, da insistência continuada que vence a resistência e as oposições da circunstância. Penso que persistência é irmã chegada da paciência, só que com dois ingredientes a mais: senso de finalidade e ignorância das circunstâncias momentâneas.
Como seria bom conseguir os resultados almejados, assim, de forma instantânea e rápida, sem necessidade de um processo de gestação da constância da vontade. Ah! mas isso poderia ser bom, porém é plenamente utópico. A realidade é construída por dificuldades, por desafios antes dos méritos e da facilidade. Se o processo natural é assim, do que adianta esmorecer diante daquilo que percebemos ser os objetivos antes de tê-los alcançados? A perseverança está intimamente ligada ao fim. Se não chegou o fim é porque ainda há espaço para os perseverantes, só para os perseverantes.
Concluo com um entendimento sobre o que disse Jesus no versículo transcrito no início do texto: Perseverar é vital!


Um comentário:

  1. Oi André...
    sigo na luta irmão... também com o objetivo de ter perseverança na vida, e em todos os meus empreendimentos.
    Sei que passamos por lutas, as vezes quase esmagadoras, mas vale sempre a pena lutar até não ter mais forças, é aí, exatamente aí que descobrimos quem luta por nós.
    Continue firme.
    Seguindo os propósitos por ELE estabelecidos.
    Vamos lutando de fé em fé.
    A vitória há de chegar.
    paz e bem com afeto e açúcar.
    Drika

    ResponderExcluir